terça-feira, 4 de setembro de 2007

AERONAVE DESENVOLVIDA PELA " C.B.T "


Histórico
A Subdivisão de Propulsão (ASA-P) possui uma equipe que atua na área de turbinas a gás, cuja capacitação foi iniciada em meados dos anos setenta através do Projeto Turbinas.

Dentro desse grande projeto, que possuía características de programa, foram realizados projetos de desenvolvimento e aplicação de turbinas a gás de pequena e média potência, em grupos geradores de eletricidade, utilizados como: unidade de partida em aeronaves, unidades de emergência ou unidades de geração contínua de eletricidade primária ou secundária.

Foi desenvolvida também a tecnologia de utilização de álcool hidratado pelas turbinas a gás, em substituição ao querosene ou diesel, seguindo os objetivos do Programa do Álcool (PROALCOOL), em resposta a Crise de Petróleo instalado durante aqueles anos.

Em 1982 a ASA-P foi procurada pela Companhia Brasileira de Tratores (CBT), que estava desenvolvendo uma aeronave não tripulada e necessitava de um propulsor com empuxo da ordem de 300N, surgindo então a possibilidade de se desenvolver uma turbina de pequena potência. Esta turbina deveria ter como características baixo custo e boa facilidade de fabricação.

A idéia foi desenvolver um turbojato utilizando componentes rotativos de turboalimentadores de motores diesel escolhido no mercado nacional, e todas as outras peças principais projetadas no CTA, tais como: difusores do compressor, os estatores da turbina, a câmara de combustão e os bicos atomizadores, utilizando materiais e ferramentas disponíveis no Brasil.

Foram fabricados 02 (dois) protótipos do motor, sendo que um deles ficou de posse da CBT. O protótipo que ficou com a ASA-P funcionou no banco de ensaios, construído no CTA para o desenvolvimento desse motor, por mais de 200 horas, acumulando mais de 500 ciclos de partida.

Os resultados obtidos nos ensaios foram bastante satisfatórios, atingindo um desempenho medido bem próximo ao previsto na fase de projeto, equiparando-se a similares existentes no mercado externo. A CBT, por problemas internos, não voou a aeronave e o projeto conjunto foi encerrado.

Características técnicas (Tietê TJ-2)


Tipo
Turbojato
Ciclo
Brayton
Configuração
um estágio de compressor centrífugo, um estágio de turbina radial e uma câmara de combustão anular de fluxo reverso
Combustível
querosene aeronáutico, álcool hidratado e gás (natural, GLP ou biogás)
Sistema de partida
Pneumática
Vazão em massa de ar
0,6 kg/s
Razão de pressão do compressor
3:1
Diâmetro máximo do motor
0,27 m
Peso sem acessórios
150 N

Versão operando com querosene aeronáutico QAV-1
Empuxo máximo nas condições estáticas ISA
320 N
Consumo específico de combustível
0,13 kg/N.h
Temperatura máxima de entrada na turbina
1093 k


Aplicação

Foi previsto inicialmente o emprego desse motor como propulsor de uma aeronave não-tripulada pilotada remotamente. Posteriormente, com a paralisação do projeto da aeronave da CBT, verificaram-se outras aplicações, sendo que a principal foi o desenvolvimento de um banco de ensaios didáticos, o que despertou o interesse de uma outra empresa de São Carlos. Porém, não se conseguiu financiamento para prosseguir o Projeto.
Dada as características do motor, vislumbra-se que o mesmo pode ser considerado como um gerador de gases e ser acoplado a um estágio de turbina de potência, tornando-se um turboeixo na faixa de 50 kW. Desta forma, outras aplicações possíveis são apontadas, tais como:
Unidade auxiliar de partida de aeronaves; e
Turbogeradores para geração de eletricidade.

Com atual crise de energia ele seria particularmente importante no acionamento de geradores utilizando gás natural ou álcool. O Álcool seria de interesse para as áreas não abrangidas pela rede de distribuição do gás natural ou distantes dos centros distribuidores de óleo diesel. Em áreas rurais ter-se-ia ainda a opção de produzir o biogás para gerar eletricidade.

Situação atual

O projeto do turbojato alcançou a fase de fabricação de protótipos. Precisaria dar continuidade ao processo de desenvolvimento. Para tornar-se um turboeixo foram feitos alguns estudos preliminares, visando introduzir um estágio turbina do tipo livre, para produzir potência de eixo.
Este Projeto encontra-se atualmente paralisado por falta de financiamento para se continuar com o desenvolvimento. O CTA vem, entretanto, mantendo a equipe que desenvolveu o motor.

Contatos
IAE/APA Comando-Geral de Tecnologia AeroespacialPraça Marechal Eduardo Gomes, 50Vila das Acácias - CEP 12228-904São José dos Campos - SP - BrasilTel: (012) 3947-5201Fax: (012) 3947-5200

2 comentários:

BRTRATOR PEÇAS PARA C.B.T- 71-3238-9668 disse...

Em 1982 a ASA-P foi procurada pela Companhia Brasileira de Tratores (CBT), que estava desenvolvendo uma aeronave não tripulada e necessitava de um propulsor com empuxo da ordem de 300N, surgindo então a possibilidade de se desenvolver uma turbina de pequena potência. Esta turbina deveria ter como características baixo custo e boa facilidade de fabricação.



A idéia foi desenvolver um turbojato utilizando componentes rotativos de turboalimentadores de motores diesel escolhido no mercado nacional, e todas as outras peças principais projetadas no CTA, tais como: difusores do compressor, os estatores da turbina, a câmara de combustão e os bicos atomizadores, utilizando materiais e ferramentas disponíveis no Brasil.



Foram fabricados 02 (dois) protótipos do motor, sendo que um deles ficou de posse da CBT. O protótipo que ficou com a ASA-P funcionou no banco de ensaios, construído no CTA para o desenvolvimento desse motor, por mais de 200 horas, acumulando mais de 500 ciclos de partida.



Os resultados obtidos nos ensaios foram bastante satisfatórios, atingindo um desempenho medido bem próximo ao previsto na fase de projeto, equiparando-se a similares existentes no mercado externo. A CBT, por problemas internos, não voou a aeronave e o projeto conjunto foi encerrado

BRTRATOR PEÇAS PARA C.B.T- 71-3238-9668 disse...

Em 1982 a ASA-P foi procurada pela Companhia Brasileira de Tratores (CBT), que estava desenvolvendo uma aeronave não tripulada e necessitava de um propulsor com empuxo da ordem de 300N, surgindo então a possibilidade de se desenvolver uma turbina de pequena potência. Esta turbina deveria ter como características baixo custo e boa facilidade de fabricação.



A idéia foi desenvolver um turbojato utilizando componentes rotativos de turboalimentadores de motores diesel escolhido no mercado nacional, e todas as outras peças principais projetadas no CTA, tais como: difusores do compressor, os estatores da turbina, a câmara de combustão e os bicos atomizadores, utilizando materiais e ferramentas disponíveis no Brasil.



Foram fabricados 02 (dois) protótipos do motor, sendo que um deles ficou de posse da CBT. O protótipo que ficou com a ASA-P funcionou no banco de ensaios, construído no CTA para o desenvolvimento desse motor, por mais de 200 horas, acumulando mais de 500 ciclos de partida.



Os resultados obtidos nos ensaios foram bastante satisfatórios, atingindo um desempenho medido bem próximo ao previsto na fase de projeto, equiparando-se a similares existentes no mercado externo. A CBT, por problemas internos, não voou a aeronave e o projeto conjunto foi encerrado

4 de Setembro de 2007 05:42